A cidade de Timbaúba – PE recentemente foi palco de muito louvor, emoção e espírito de juventude do Movimento CJC – Comunidade de Jovens Cristãos. Foi lá que aconteceu o Encontrão 4.0, realizado pelos líderes e jovens da comunidade de Timbaúba Centro. Comunidade está que está presente no município pernambucano desde 1985, a qual participa ativamente das atividades do movimento e da diocese.
Entre crachás azuis, verdes, amarelos e brancos (cada um com seu significado especial), o Encontrão 4.0 teve início na sexta-feira (23/08), onde os participantes foram recebidos com um singelo momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, e contou com uma adorável surpresa de suas famílias. Para terminar a noite, foi realizado um momento de reflexão e deserto sobre o atual Brasil em que vivemos, bem como as nossas atitudes enquanto cidadãos e enquanto cristãos. Só a sexta-feira já arrancou o fôlego de muitos, mas ainda tinha muito a acontecer.
No sábado (24/08), a manhã foi contemplada com um momento dedicado à Nossa Senhora Auxiliadora, onde os participantes rezaram o terço e direcionaram suas orações aos seus familiares, através de rosas aos pés da mãe venerável. A manhã ficou ainda mais completa com a palestra de Carlos Augusto, comunitário veterano da CJC Ferreiros – PE, que abriu uma ótima conversa sobre a força do jovem cristão diante das adversidades, a depressão e o suicídio que assombram a juventude, e até que ponto a fé no Altíssimo pode nos levar.
Na parte da tarde, os líderes da comunidade foram os responsáveis por realizar as oficinas de formação sobre a CJC: A história do movimento, seus orientadores, suas canções e sua importância, foram discutidas e ensinadas aos participantes que se divertiram muito enquanto aprendiam sobre a CJC, desde a infância de Dom Bosco até os dias de hoje. O sol foi, então, se pondo junto a preparação da comunidade para a missa solene aberta às famílias, que foi presidida pelo pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, o Pe. André Carlos, veterano do movimento CJC e um dos principais apoiadores para que o Encontrão 4.0 acontecesse. Mesmo sendo surpreendidos com chuva forte em plena homilia, a missa guardou lindos momentos e milagres que ficaram guardados na memória de cada um.
O momento mais emocionante da noite foi a troca dos crachás. Os participantes novatos que antes haviam recebido seus crachás brancos recebiam agora um crachá amarelo, gesto feito como forma de convite a participação na comunidade e ao companheirismo da caminhada cristã. Ao fim da noite, foi realizado o Baile Flor de Mandacaru, festejando a tão rica e diversa cultura nordestina.
O domingo (25/08), começou com uma atmosfera já mais calma e um pouco triste pois o fim de semana já estava para acabar. Os participantes receberam os ilustres Dario, Sales e Aveline, comunitários veteranos da CJC Timbaúba Centro, que compartilharam suas experiências dentro do movimento e animaram a todos com canções da CJC, além da perfeita apresentação da querida CJC Mirim, mostrando que o futuro do movimento está em boas mãos. A despedida do Encontrão 4.0 foi marcada com o encerramento musical da cantora Kelly Rosa, que privilegiou a todos com sua belíssima voz e seu ritmo contagiante. O Encontrão 4.0 teve seu fim, mas o aprendizado, os laços e as memórias criadas dentro dele ficarão eternamente guardadas no coração de cada comunitário que se fez presente nele.
Por Luís Fellipe – CJC Timbaúba Centro